Deus fala ao homem

DEUS FALA AOS HOMENS
A revelação

Insuficiencia da abordagem racional de Deus
Revelação
Intervenções extraordinárias de Deus


Insuficiência da abordagem racional de Deus

No capitulo anterior abordámos a aproximação a Deus  através duma das vias de S. Tomás, a que parte de uma natureza ordenada por leis , para o Ordenador. As outras vias partem de:
ü  Seres mutáveis para o Imutável
ü  Causantes causados para a Causa Primeira
ü  Seres contigentes para o Ser Necessário
ü  Seres imperfeitos para o Infinitamente Perfeito

A consideração destas provas podem-nos levar facilmente a aceitar que Deus existe, mas não nos respondem cabalmente ao que Deus é, fazendo parecer que estamos a lidar com uma entidade abstracta. Isto passa-se porque sendo nós finitos e Deus infinito não nos é possível superar esta diferença de escala.

Parece-me que por vezes é menos triste de não crer em Deus do que crer num Deus mecânico, geómetra e físico.
Bernanos

Só podemos ter uma noção perceptível de Deus, se Deus nos falar, revelando-se, e se nós aderirmos a essa mensagem pela fé.





The Hand of God1896
marble carved by Soudbinine in 1902



Revelação

Na linguagem comum a palavra revelação define algo que surge bruscamente como novo e inesperado – revelou-se um jogador de futebol, a imprensa publicou “revelações inesperadas” por alguém ou revelou-se um novo facto científico.

Todavia, o significado etimológico adapta-se perfeitamente à revelação divina. De facto, revelar, etimologicamente vem do latino  revelare e significa correr o véu que encobre um objecto e nos impede de o ver. Com a revelação Deus abre este véu para nos dar  alguma ideia de si próprio e da sua grandeza de um modo totalmente inacessível pela razão. A descrição bíblica da revelação de Deus a Moisés mostra bem a apresentação do mistério como o retirar do véu que encobria a verdade.  


Todas as religiões conhecidas afirmam-se fruto da revelação e não um sistema filosófico. Revelação significa sempre intervenção gratuita de Deus que deste modo se faz conhecer aos seus fiéis.

As relações do homem com Deus não são fundadas sobre a ordem puramente natural, mas sobre uma ordem mais íntima e profunda que põe directamente em contacto a personalidade humana e personalidade divina.
Lacordaire


fé não é mais que a crença na revelação. Os mistérios são as  noções contidas na revelação. A filosofia misterial  consiste na aplicação da razão aos mistérios para compreender e desenvolver o seu significado sem alterar o  conteúdo  e o  carácter revelado
A filosofia misterial não leva a verdades absolutas e imutáveis pois como todo o fruto do raciocínio humano são falíveis e não poderão ser transformadas em dogmas


A palavra de Deus

Deus fala aos homens? O homem necessita que Deus fale com ele? A resposta a estas questões só pode ser afirmativa. Necessitando o homem de sinais para comunicar, para ele é impossível entender e materializar noções abstractas, em especial se elas  põem em confronto a sua finitude com a infinitude de Deus.
Deus falando aos homens pela revelação num acto de comunicação dà-Se a conhecer num discurso que apesar de envolver noções incompreensíveis, é acessível ao homem podendo permitir  a aderência profunda a este discurso pela fé.



Fé e razão

Vendo as coisas deste modo, fé e razão não são dimensões separadas e heterogéneas mas são realidades vitalmente unidas na alma do crente.
Na fé o decisivo é a identificação total com a verdade  revelada. A palavra de Deus coincide com o acto de fé.


Vias da revelação

Discute-se se Deus fala com todos e só alguns o ouvem ou se fala apenas com alguns. Esta distinção parece-me irrelevante, pois só tem fé quem  ouviu e acreditou. Muitas vezes esta intervenção é tão simples e discreta que pode passar desapercebida. Trata-se de uma fé inabalável revelada sem consciência clara de qualquer intervenção directa. No meu caso pessoal, lembro-me que de um momento para o outro passei a acreditar, sem ter consciência clara de qualquer  intervenção divina.
Algumas vez sente-se uma intervenção directa de Deus, podendo por vezes esta ser  directa, clara, violenta. É o caso por exemplo de o aparecimento de Cristo a um dos homens que mais o perseguia, Paulo de Tarso.

261




Quadro de CARAVAGGIO  



The Conversion of St Paul
-Quadro de ESCALANT





Intervenções extraordinárias de Deus

Em certos momentos, normalmente críticos, Deus manifesta-se a pessoas, através de mensagens, encarregando-as de as difundir. Foi o caso já falado do aparecimento a Paulo de Tarso como foi também o seu aparecimento a Moisés, entre muitos outro

Às vezes este aparecimento é  acompanhado da concessão de poderes especiais,  como o dom de falar línguas concedido aos Apóstolos, as profecias e os milagres.
No capítulo seguinte discutiremos em detalhe a forma mais extraordinária da intervenção de Deus, o milagre.


Os textos da Revelação

Todas as religiões tiveram a sua origem numa revelação de Deus. O conteúdo da Revelação é registado em Livros Santos, que são como que o código sagrado da verdade revelada.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Juizo final

Credo

A geraçao de Cristo