O batismo

mjhalpern@sapo.pt

BATISMO

O baptismo sido considerado como o ritual de iniciação à vida cristão

Inicialmente o baptismo era efectuado na idade adulto à semelhança do baptismo de Cristo. Para a sua  realização era exigido um periodo de preparação, o catecumenato, e só quando estivesse preparado, sendo então considerado um catecúmeno, poderia ser batisado.

No quadro seguinte mostramos como Masaccio concebeu o baptismo de um neófito



Este quadro não se afasta na sua concepção nos quadros da arte primitiva cristã encontrados nas catacumbas





A partir do seculo III começou a ser frequente o baptismo de recemnascidos. Esta ideia nasceu essencialmente das ideias de S. Agostinho que considerava que como fruto do pecado original e o baptismo seria  o apagador deste pecado.

Esta ideia poderia ter submetida a fortes criticas mas não o foi

Em primeiro lugar custa a a aceitar que um Deus misericordioso faça nascer todas as crianças como pecadoras, devido a um pecado que não cometeram.

Em segundo lugar temos bque considerar, como já o fiz noutro capitulo, que o pecado original narrado na Biblia é uma alegoria não corresponde a uma realidade física mas sendo o conteúdo de um conceito fundamental – a escolha da liberdade e a responsabilidade no seu uso.

Por outro lado no decorrer da cerimonia baptismal, o padrinho assume compromissos em nome do recemnascido que este quando adulto não se sentirá obrigado a cumprir.

O que pensar de todo isto? Eu penso que as famílias deveriam ser incentivadas para o baptismo na idade adulta. A catequese seria transformada em catecumenato.

O nascimento de uma criança não poderia ser ignorada pela igreja e poderia ser concebida como uma “ apresentação no Templo” com uma bênção solene.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Juizo final

Credo

A geraçao de Cristo