Ressurreiçao dos mortos

RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

Embora a ressurreição dos mortos fosse uma crença comum nas religiões  da Antiguidade , dando lugar por vezes a praticas mortuárias, embalsamamento e túmulos sumptuosos cheios de bens materiais e de alimentos, esta ideia não se encontra referida no Antigo Testamento.
Cristo ao falar da sua Ressurreição pôs os discípulos perplexos, pois era uma noção que não existia na sua cultura religiosa, suscitando-lhes inúmeras interrogações – O que é? Como será?
Cristo ao falar do Juizo Final foi mais longe e falou da Ressurreição de todos os mortos.
A Igreja adoptou  esta ideia ao ponto de a incluir no Credo – “ Eu creio na Ressurreição dos mortos” e  proibiu a cremação até 1963 quando Paulo VI considerou que a cremação não contradiz as ideias da Igreja sobre a ressurreição-
Mas a que  se referiria Cristo?
Os milagres de ressurreição efectuados por Cristo ,como a de Lazaro, consistiram em devolver a vida a mortos para retomarem a sua vida normal.
Já a ressurreição  de Cristo foi diferente. As suas caracteristicas físicas eram diferentes pois entre outras coisas podia atravessar portas fechadas e a ressurreição foi seguida de uma ascensão gloriosa.





GUARENTI D’ARCO – Ascensão de Cristo

Como já expuz no capitulo sobre o juízo final,  o juízo final será sobre as almas e não sobre os corpos e por isso falar  de ressurreição dos corpos não representa a realidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Juizo final

Credo

A geraçao de Cristo